já lá vão 14 anos.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013 1 comentários
Já foi há 14 anos que A mulher desta família partiu. Por tudo aquilo que foi enquanto viveu entre nós, posso afirmar que foi, sem dúvida, o grande exemplo para todos nós que cá ficamos. Foi e continua a ser. Os filhos, machões que são, falam dela com uma ternura que só visto. Falam muitas vezes da grande mulher, da pessoa inteligente, da sua esperteza, do seu amor incondicional à família, da sua doçura, e de tantas outras coisas boas que só ela tinha. Era justa, enfrentava os filhos, chamando-os à razão, e defendia as noras quando elas estavam certas...sempre que oiço alguma história deste género fico absolutamente fascinada, acho maravilhoso. 
Quando vou à mercearia e falam das "Efigénias", falam dela, e também aí consigo perceber a boa pessoa que sempre foi com toda a gente e o carinho com que a referem. Fico toda babada quando me dizem que estou a ficar cada vez mais parecida com ela, que os meus traços são inconfundíveis, e a verdade é que gosto de ser parecida com ela, de ter o cabelo liso como ela, de ter os olhos descaídos como ela, as pernas tortas como ela, mas gostava mesmo era de ser inteligente como ela e de ter o coração tão grande como ela tinha. 
Com uma saúde muito frágil, partiu cedo demais e não tenho qualquer dúvida de que seríamos uma família ainda mais unida e mais feliz se ela estivesse connosco. Ainda me recordo do som sua voz, do seu rosto e de tudo o que me lembro e do que oiço acerca dela não podia ter mais orgulho desta avó. O maior coração desta família. 
Está lá em cima. E sei disto desde o dia que faleceu, quando no meio de muitas lágrimas o meu pai rompeu o silêncio para dizer: "a minha mãe está no céu, porque se ela não estiver, então não há céu." E todos nós acreditamos que ele existe. 


Ironia do destino, partiu no dia do aniversário de um dos seus filhos. Por isso o tio Ginho, o mais alto, único de olhos azuis, aquele que me puxa o cabelo e se esconde, o que me dá pontapés nas malas, aquele que gosta de nos ter a almoçar lá em casa, aquele tio que é o mais cómico e distraído de todos, está de parabéns. Parabéns Ginho! 

1 comentários:

  • numbi disse...

    o céu pertence àqueles que, ainda em terra, vivem como anjos!
    pertence a quem ama incondicionalmente, a quem pratica o bem, a quem se sacrifica em favor do próximo, a quem acredita que ele existe e que vale a pena lutar por ele!
    ela está lá em cima a tomar conta de nós, não tenho dúvida nenhuma disso! :)


 

©2012 voz das minhas palavras | Design by TNB e NB